quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mudando de Assunto: Bolo de aveia e linhaça

   Agora o "mudando de assunto" vai ser as quartas-feiras, por motivos de: não tem motivos, achei que seria melhor rsrsrs. No final de semana eu fiz um bolo de aveia tão gostoso, mas tão gostoso que merecia um post.
    O bolo chama Bolo de aveia e linhaça, mas bem poderia ser: bolo granola, bolo nutritivo, bolo de fibras, bolo saudável e gostoso...enfim, muitas coisas. Se você está de dieta e sente vontade de comer um bolinho de vez em quando se joga nessa receita.

INGREDIENTES:

  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara (chá) de linhaça
  • 1/2 xícara (chá) de aveia
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher de fermento em pó
Esta era a receita original, mas eu acrescentei: 1 maçã picada sem casca; 1 colher de canela e 200 mL de leite.


MODO DE PREPARO:

   Em um recipiente apropriado, bata a margarina com os ovos, acrescente o açúcar, o leite e o trigo. Mexa bem e acrescente a linhaça, a aveia, a canela e os pedaços de maçã. Para finalizar coloque  o fermento em pó. Asse em forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos



A massa fica bem pesada mesmo, mas não se preocupe porque ele fica bem fofinho.




ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:
   O bolo não fica muito doce, então se você ainda está acostumando seu paladar, pode colocar 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1/2 xícara de açúcar refinado.
   Eu coloquei 1/2 xícara de farinha de linhaça e uma colher de linhaça inteira. Quando você coloca a linhaça batida você tem mais ômega 3 e ela inteira tem mais fibras (por isso achei importante colocar das duas maneiras).
    Para fazer a farinha de linhaça, basta bater a linhaça no liquidificador, é importante fazer isso somente no momento de preparo para que não ocorra perda por oxidação.
   A aveia pode ser em farinha ou em flocos, coloquei um pouquinho de cada. Lembrando que se você colocar a aveia em flocos sua massa vai ficar mais pesada. 
   Para o bolo ficar mais fofinho eu acrescente o leite, mas você pode fazer com suco de laranja também. 
   O bom dessa receita é que você pode colocar o que tiver em casa: como semente de girassol, amêndoas, nozes ou castanhas picadinhas, sementes de chia e gergilim. Aquilo que for da sua preferência. 
    
   
    Aqui em casa acabou rapidinho de tão gostoso que fica!! Façam e depois me falem se não fica bom mesmo. ;)
   Para escrever este post contei com a ajuda da minha amiga e nutricionista Erika Kabasawa. Obrigada amiga.